quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O MEDO

                    Antigamente o medo era considerado um meio eficaz para preservar a vida da pessoa. Havia até um ditado que dizia: "Antes um covarde vivo que um herói morto."
           Mas, as Neurociências foram pesquizar o que o medo faz no ser humano e descobriu que ele é, depois do amor, uma emoção avassaladora.
           A Psiconeurobiologia nos explica o mecanismo do medo:
         Ele surge de uma palavra: Medo de ......... Esta palavra produz uma imagem. A imagem faz surgir a emoção "medo", que estimula as glândulas a produzirem dois hormônios: a Adrenalina e o Cortizol, que vão para a corrente sanguínea e percorrem todo o corpo, produzindo várias reações, nos preparando para o ataque, para a defesa, ou nos paraliza. Estas reações determinarão as nossas atitudes.
          Geralmente o medo paraliza e deixa a pessoa inoperante, fragilizada, carente, desamparada.
           Compreendeu-se então que o MEDO sempre foi usado como instrumento de tortura, de controle, de gerar submissão. Este instrumento foi e ainda é usado:
  1. Na família desestruturada
  2. Na escola despreparada
  3. No trabalho escravizador
  4. Nos relacionamentos doentios
  5. Nas religiões dominadoras
  6. Nos governos  autoritários
             Esta ARMA poderosa fez e faz surgir um bando de deprimidos, angustiados, desesperados, improdutivos, infelizes. A maioria dos seres humanos é vítima desta emoção que enfraquece, paraliza, escraviza, anula, destrói a auto-estima e a crença em Deus.
             Como se livrar deste mal tão poderoso ?
              Aprendendo a se AMAR INCONDICIONALMENTE.
              Somente o Amor é capaz de vencer o medo. O Amor instala a confiança e a fé em si mesmo e em Deus. Somente assim consegue-se a libertação de toda e qualquer situação que deixa o ser humano anulado.
              Se você descobriu que carrega dentro de si algum medo, você sabe agora a sua origem: Alguém instalou este medo  em você e você o aceitou. Comece a se tornar maior que o seu medo através da instalação de um grande Amor por você mesmo, trabalhe sua auto-estima e adquira Fé e Confiança, os únicos antídotos contra o medo.